Podemos observar com frequência, principalmente na internet, divulgações de novas dietas com promessas do tipo “emagreça rápido” “perca até 10kg em uma semana” ou “desintoxique seu corpo de tudo que há de ruim” ou ainda “tenha o corpo fitness dos seus sonhos”. Vale ressaltar que a busca pelo emagrecimento é tanto divulgado na mídia não apenas pela interferência a saúde mas também pelo culto a magreza e o status adquirido como o corpo fitness. Contudo fica a dúvida quanto a validade das informações passadas pelas mídias.
E o que são dietas da moda?
São aquelas que prometem redução rápida de peso, e sem sacrifícios. Também prometem que alguns alimentos, por si só, podem induzir o emagrecimento.
Seu sucesso é atribuído a motivação inicial das pessoas pelo contato de algo novo, sem da promessa por resultados rápidos. Mas a adesão à essas dietas é temporária, sendo abandonada em poucas semanas, uma vez que as mudanças propostas não combinam com os hábitos e o cotidiano de quem vai segui-la.
De forma geral, além de não possuírem embalsamento científico, essas dietas criam expectativas irreais relacionadas a velocidade e a quantidade do peso perdido. Podem ainda causar deficiências nutricionais e muitos riscos à saúde se mantidas a longo período.
Não é recomendada a adoção de qualquer tipo de dieta sem a orientação de um profissional nutricionista. Sendo que para a manutenção de um peso saudável, a reeducação alimentar aliada a mudanças de comportamento alimentar e práticas de exercícios físicos além da adoção de outros hábitos saudáveis de vida, são sempre as melhores escolhas.
O Guia Alimentar para a população brasileira, postula que uma alimentação adequada e saudável deve incluir aspectos biológicos e sociais do indivíduo, devendo estar em acordo com as necessidades alimentares especias, incluindo a cultura alimentar, de gênero, raça e etnia, acessível do ponto de vista físico e financeiro, ter harmonia em quantidade e qualidade, variedade, moderação e prazer. Ao contrário do que pregam as dietas da moda, que apenas consideram a ingestão de nutrientes e calorias, não levando em consideração as singularidades de cada pessoa e ao contexto ao qual vive.
E como colocado no guia alimentar, uma alimentação saudável vai além do consumo de nutrientes, e é importante para a saúde os alimentos, as inúmeras possibilidades de combinações entre eles, e suas formas de preparo e as características do modo de comer.
Alguns exemplos de dietas da moda para emagrecer: dieta alcalina, dieta sem glúten e lactose, dietas e sucos detox, dieta Dukan, dietas termogênicos, suco verde, água de berinjela.